Um grupo de hip hop mexeu com todas as estruturas da música nos anos 90, e o fizeram várias e várias vezes mais, seja como grupo ou em seus projetos solo. O Wu-Tang Clan sempre esteve a frente de seu tempo e não tiveram receio também de mostrar a sua posição em diversos temas. Um desses temas é algo bem presente na vida de seus membros: o veganismo.
Em uma entrevista recente eles falaram sobre como 80% do grupo ( composto por 10 músicos ), adotaram o veganismo para suas vidas. E além de o fazerem como escolha pessoais, também se engajaram em diversas campanhas pelos direitos dos animais. O primeiro foi o fundador do grupo, RZA, que parou de comer carne vermelha em 1995 e aos poucos foi tirando todos os produtos de origem animal até abraçar por completo a ideologia. Robert Fitzgerald Diggs (RZA) inclusive tem uma marca somente com produtos veganos, a 36 Chambers .
“Sinto-me muito saudável e vejo minha própria família como um exemplo. Tenho um filho de 15 anos que nunca comeu um pedaço de carne em sua vida. Ele tem um metro e oitenta de altura agora, tem um abdômen pequeno e um ótimo arremesso de peso. É um mito dizer que você precisa de carne vermelha para obter nutrientes para seu corpo. Sua visão está acima da média, sua audição está acima da média e não há doenças.“, disse RZA em uma de suas entrevistas, sobre o impacto do veganismo nele e em sua família.
Em uma outra entrevista recente ao Metro News, Inspectah Deck (Jason Hunter), membro do Clã, disse que é um dos poucos membros remanescentes do Wu-Tang Clan que não é vegano, mas que está trabalhando para se tornar totalmente vegano.
As origens da banda (incluindo o nome Wu-Tang Clan e alguns dos nomes artísticos dos membros da banda) vêm da arte marcial altamente disciplinada do Kung Fu. Tradicionalmente, os monges Shaolin tinham uma dieta predominantemente, se não 100%, vegana, semelhante à dos monges budistas.
Quem assistiu a série “Wu-Tang: An American Saga”, disponível no Star+, que conta a trajetória da banda desde sua formação até os primeiros lançamentos de álbuns solo dos membros, pôde ver, na cena final do último episódio, onde todos estão fazendo uma ceia de thanksgiving e onde são servidos pratos veganos, ainda nos anos 90.
E você, está pronto para se unir ao Clã ? You best protect ya’ neck!
Muito foda esse grupo! Sempre a frente